quinta-feira, 1 de abril de 2010

doenca é pra gente rica...

voce já parou pra pensar no caos que voce ia passar pra ter saúde se suas condiçoes financeiras não fossem lá aquelas coisas?
por exemplo... diabetes. se voce é uma das milhoes de pessoas no Brasil que tem diabetes, comece a guardar dinheiro... você não pode comer nada com açucar e todas as comidas pra diabeticos, diet etc, são mais caras. por que? porque não tem açucar oras. vai entender.
Remédios: outro dia eu fui no médico, porque tava com uma tal brinquite asmatica com inicio de pneumunia. daí ela foi, receitou os antibióticos e até aí tudo bem. Chego na simpática farmácia e minha conta dos remédios, já em genérico, foi mais ou menos 200 reais. Eu tenho condicoes, gracas a D's, de comprar esses remedios, mesmo achando um absurdo do absurdo ter que passar por isso. mas fico pensando naqueles que não tem. a saude deveria atender a todos, nao importando classe social. E genérico é outra coisa que eu não entendo. Se há o genérico, que as vezes é metade do preco do remédio que te indicam e é a MESMA coisa, só que com outro nome, por que HELL insistem em enfiar guela a baixo o mais caro? enfim.
Virando aqui a esquina, chegamos aos hospitais publicos que mais parecem chiqueiros do que do que hospitais. Em um calor escaldante e infernal do Rio de Janeiro, pessoas espremidas em um banco de concreto caindo pelos pedaços, filas quilométricas, 2 ventiladores, sendo que 1 não funciona. 10 cabines de atendimento onde apenas 2 funcionam e, mesmo assim, muito lenta e precariamente. Além da falta de informação dos recepcionistas, as pessoas tem que enfrentar também greves e falta de estrutura e saneamento básico. Isso só na entrada. Crianças chorando, algumas morrendo, lá, na fila mesmo...
Doencas de mais, medicos de menos. O povao sem informacao suficiente.
Não pode ser assim. enquanto nós, que temos aquele papelzinho que chamamos de dinheiro, podemos ter um bom tratamento em hospitais particulares, nos publicos não podia ser diferente. Todos deveriam ter os mesmos direitos, isso é uma loucura, uma falta de respeito.
Falando em hospitais particulares... bom, saúde não é um brinde.. não é um agrado. é um direito de todos. direito de podermos cuidar quando preciso. mas aí, era bom demais pra ser verdade. se os hospitais publicos não cobram nada, os particulares aproveitam pra tirar da sua doenca, o lucro deles. e que lucro! que roubo! que vergonha...
E queles esgotos a ceu aberto? tem pessoas que nao sabem quantas bilhoes de doencas se pode pegar entrando em contato com um esgoto. e não as culpo. a ignorancia só existe por que a realidade deles, infelizmente, está destorcida. Então esses, que tem mais chances de pegar doencas, certamente deveriam ter o minimo de bons hospitais. Alem disso, informacao. Por que é que essas pessoas que vivem em condicoes péssimas e tem mais chances de pegar doencas, não tem os mesmos direitos de saude que nos, que temos mais informacoes? Mais uma rota perdida por aí.. mais uma explicacão sumida.
Na verdade, então, os pobres não são nada.. por que ninguém realmente se importa.
Isso é uma crítica a sociedade hipocrita e individualista em que vivemos. Se nós temos, tá tudo bem. O que importa é se eu estou bem e que o resto do mundo se exploda.
Palmas.

(VISITE TAMBÉM MEU OUTRO BLOG: WWW.LIBERTARIANN.BLOGSPOT.COM)

Um comentário:

  1. é muito mais comodo olhar só pra baixo do nosso nariz e nao se importar com o q acontece, pq o pensamento burro q esta na cabeça de todos é que sozinho nao se faz nada. deveriamos juntar todos os sozinhos e ficarmos juntos pra podermos viver num mundo melhor e mais justo. afinal.. todo homem é igual

    ResponderExcluir